PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sábado, 10 de junho de 2017

11º dia da #Trezena de Santo Antônio


Santo Antônio e o seu grande Amor a Maria

Nas imagens, Santo Antônio geralmente vem representado com o Menino Jesus no colo. Outras vezes vem com Maria Santíssima confiando a ele o Menino Jesus, para que o santo possa ter o Menino Deus no aconchego de seus braços.

Santo Antônio é invocado como “íntimo amigo do Menino Deus”, pela intimidade que ele mantinha com Jesus em suas orações. Santo Antônio também é invocado como “Servo da Mãe Imaculada”. A ela o santo dedicou as mais belas palavras em seus sermões e compôs as mais profundas preces. 
Que, neste dia da Trezena, a Mãe Imaculada traga para bem perto dos nossos corações a presença tão carinhosa do seu filho Jesus, o doce Menino Deus. 

Oração de Santo Antônio

”Nós te pedimos, ó Senhora nossa, excelsa Mãe de Deus, ó Maria, que enchas os nossos corações com a graça celeste. Que faças brilhar neles o ouro da sabedoria e que mereçamos ser elevados à sublimidade da glória celeste, e que nos tornemos felizes com os santos no céu, pela graça de Jesus Cristo, teu Filho e nosso irmão. Amém.”
Palavra de Deus

Atos dos Apóstolos 1,12-14

Então os apóstolos desceram o monte das Oliveiras e voltaram para Jerusalém (o monte fi ca mais ou menos a um quilômetro da cidade).

Quando chegaram à cidade, eles foram até a sala onde estavam hospedados, que ficava no andar de cima da casa. Os apóstolos eram estes: Pedro, João, Tiago, André, Felipe, Tomé, Mateus, Bartolomeu, Simão e Judas, filho de Tiago. Todos permaneciam unânimes na oração com algumas mulheres e com Maria, a mãe de Jesus, e seus irmãos.

Evangelho de são Lucas 11,27-28

A mãe e os irmãos de Jesus vieram até o lugar onde ele estava. Por causa da multidão, não conseguiam chegar perto dele. Então alguém disse a Jesus: “A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com senhor”.

Mas Jesus disse a todos: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem as mensagens de Deus e as praticam”.

Quando Jesus acabou de dizer isso uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele: 
“Como é feliz a mulher que pôs o Senhor no mundo e o amamentou”. Mas Jesus respondeu: “Mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

Preces: Maria, ensina-nos a amar como teu filho Jesus.

1. Para que todos descubram como é bom ter uma Mãe tão querida, Maria Santíssima, a Mãe que Jesus deu para nós na cruz. Para os que ainda não conhecem Jesus, que Maria desperte no coração deles o desejo de crer em Cristo. Para que os cristãos não católicos, aprendam a amar o Mãe do Salvador e para que todos os católicos sejam mais fiéis a Cristo e à sua Igreja,  rezemos.

2. Para que todos os casais recebam com amor e alegria os filhos que Deus lhes envia e os orientem para tenham Jesus como modelo de vida. Para que Nossa Senhora seja a “Mãe amável” para todos os filhos, pequenos e grandes, especialmente para os órfãos e abandonados, rezemos.

3. Por todos os recém-nascidos, por todas as crianças e por suas famílias, para que sintam sempre em suas vidas a proteção de Maria, a Mãe de Deus, rezemos. 

4. Pela nossa comunidade, para que, assim como Maria, seja “morada de Deus”, e reconheça Maria como a Mãe do Salvador, assim como fez a prima Isabel. Para que todos os cristãos aprendam com Santo Antônio a serem íntimos amigos do Menino Deus, o “Emanuel, Deus Conosco”, rezemos. 

Oferecimento do dia:

”Senhora nossa, nossa única esperança, nós te pedimos que ilumines a nossa mente com o esplendor de tua graça; que nos purifiques com o brilho de tua pureza. 
Digna-te reconciliar-nos com teu Filho, para que mereçamos, por meio desta Eucaristia, chegar ao esplendor de sua glória.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.” 

Palavras de Santo Antônio

“A Virgem gloriosa foi preservada e cheia de graça singular, para que tivesse como fruto de seu ventre aquele mesmo que desde o início o universo teve como Senhor.”

Invocação: Santo Antônio, servo da Mãe Imaculada, rogai por nós.

Oração final de Santo Antônio:

“Ó doce Jesus”, pode haver algo tão doce como Tu? Tua lembrança é mais doce do que o mel e de todas as demais coisas. Nome de doçura, nome de salvação. Ó bom Jesus, sê Jesus para nós, por tua própria força. Assim, tendo-nos dado o princípio da doçura que é a fé, nos darás também a esperança e a caridade. Vivendo e morrendo nela, possamos merecer chegar a ti, com tua ajuda e pelos rogos de tua Mãe Santíssima. Amém”.

Bom propósito: 

Prometo nunca discutir com cristãos não-católicos, respeitá-los e rezar para que eles também tenham a felicidade de amar a Mãe de Jesus e nossa Mãe. Vou buscar em Maria o modelo  perfeito do cristão.