PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

domingo, 11 de junho de 2017

12º dia da #Trezena de #SantoAntônio


Santo Antônio, protetor dos Namorados

É bastante curiosa a fama de Santo Antônio como ”casamenteiro” e protetor dos namorados. No tempo do nosso santo, a moça que queria casar tinha que apresentar um “dote” para poder conquistar o seu bem-amado. 

Conta-se que uma moça queria se casar, mas, como era muito pobre, não tinha condições de alcançar o seu objetivo. 

Pôs-se a rezar diante da imagem do santo, pedindo a graça. Caiu nas mãos da moça um bilhete, que dizia: ”Vá até o comerciante mais rico da cidade e peça que ele lhe dê em ouro o equivalente ao peso do bilhete. Quando o comerciante colocou o bilhete na balança, o bilhete pesava tanto que a moça conseguiu a quantia que precisava para o seu casamento. 

O certo é que, em vida, Santo Antônio sempre se dedicou a ajudar os casais em crise a superar os momentos de conflito, a combater a imoralidade e o adultério. Por isso ele é considerado protetor dos namorados, das famílias e dos casamentos. 

Oração do dia

Ó Deus, que nos destes Santo Antônio como grande protetor dos jovens que buscam a felicidade no amor conjugal, olhai com particular carinho para os namorados, noivos e todos os jovens que têm a difícil tarefa na feliz escolha da pessoa com que irão viver o plano de Deus no amor verdadeiro no matrimônio. Santificai e abençoai as nossas famílias e confirmai todos os casais na verdadeira caridade.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavra de Deus

Do livro do Cântico dos Cânticos

Que seus lábios me cubram de beijos! O seu amor é melhor do que o vinho. Seu perfume é suave: seu nome é para mim como perfume derramado. 
Como você é bela, minha querida! Como você é linda! Como seus olhos brilham de amor. 
Entre dez mil homens, o meu amado é o mais bonito e o mais forte.
Como você é linda, minha querida. Como você me dá prazer. Como é agradável a sua presença. 
Grave o meu nome no seu coração e no anel que está no seu dedo. O amor é tão poderoso como a morte: a paixão é tão forte como a sepultura. Amor e paixão explodem em chamas e queimam como fogo furioso.
Você, a mais bela das mulheres, responda: será que o seu amado é melhor do que os outros? O que é que ele tem de tão maravilhoso para fazermos essa promessa a você? 

Evangelho de São João 2,1-11

“Houve um casamento no povoado de Caná, na região da Galiléia, e a mãe de Jesus estava presente. Jesus e os seus discípulos também tinham sido convidados para o casamento. Quando o vinho acabou, a mãe de Jesus disse ao filho: “O vinho acabou”. Jesus respondeu: “Não é preciso que a senhora diga o que eu devo fazer. Ainda não chegou a minha hora”. Então ela disse aos empregados: “Façam o que Ele disser”. Ali perto estavam seis potes de pedra, em cada um cabiam entre oitenta a cento e vinte litros de água. Jesus disse aos empregados: “Encham de água estes potes”.

E eles os encheram até a boca. Em seguida Jesus mandou: “Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao dono da festa”. Eles levaram . Então o dono da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isto chamou o noivo e disse: “Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois que os convidados já beberam muito, servem o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho”.
Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galiléia. Assim Ele revelou sua natureza divina e os seus discípulos acreditaram Nele.

Preces:

Santo Antônio, oriente nossos jovens para o amor e abençoe nossas famílias.

1. Por todos os jovens que sonham constituir um lar, que peçam a Deus luz para serem felizes na escolha da pessoa amada, que aproveitem o tempo do namoro para um relacionamento sério, que cresçam para um amor maduro e só assumam a vida a dois depois de terem certeza de que há sinceridade nesse relacionamento, rezemos.

2. Que todos os casais que se unem pelo sacramento do matrimônio sejam muito felizes na sua aliança de amor, e que em seus lares nunca falte a presença de Jesus e também de sua Mãe Maria, como nas bodas de Caná, rezemos.

3. Que todos os pais eduquem seus filhos segundo o evangelho, formando-os para uma fé firme, e orientando-os para que sejam fortes e que não se deixem levar pelo exemplo negativo de outros jovens. Que os pais confiem sempre em Deus, que é Pai, e quer que seus filhos sejam muito felizes no amor, rezemos. 

4. Por todos os casais que não foram felizes no casamento, para que superem as mágoas, ajudem os filhos a superarem os traumas da separação e, se viverem um segundo matrimônio, procurem sempre dar testemunho de fidelidade no relacionamento, rezemos.

Oferecimento do dia

Aceitai, Senhor, as preces e oferendas que fazemos por todos os jovens que sonham com um casamento feliz e por todos os casais que vivem no amor santificado pelo sacramento do matrimônio. Por intercessão de Santo Antônio, fazei crescer sempre mais o amor nos corações de todos, para que aprendam que amar é “dar a vida”, como Cristo ensinou. 
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavras de Santo Antônio

“O manto da alma fiel tece-se com a candura da castidade, o brilho da humildade e o calor da caridade”. 

“Para ser puro, são necessárias seis coisas: pureza de coração, castidade de corpo, paciência na adversidade, constância na prosperidade e, para que nisto possa perseverar, a humildade e a pobreza”.

Invocação

Santo Antônio, protetor dos namorados, rogai por nós.

Oração final

Nós vos damos graças, Senhor, por Santo Antônio, protetor das famílias, dos namorados e noivos que sonham tanto com a felicidade na vida do casamento. Que todos possamos aspirar a ideais sempre mais belos e puros e que sejamos muito felizes na vocação para a qual Deus chamou cada um de nós. 
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bom propósito: 

Que os pais peçam muito pela felicidade dos filhos. Que cada criança, adolescente e jovem rezem sempre: ”Senhor, que queres que eu faça? Mostra-me com clareza o caminho de amor, a vocação que você aponta para mim”.