PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quinta-feira, 1 de junho de 2017

2º dia da Trezena em honra a Santo Antônio


Santo Antônio, renova o nosso Batismo

Santo Antônio recebeu na pia batismal o nome de Fernando. Desde muito pequeno acompanhava os pais nas celebrações religiosas na Catedral. Ainda menino foi encaminhado para a escola dos Cônegos Regulares, onde recebeu boa formação humana e educação cristã aprimorada. 

A mãe teria consagrado o menino à Santíssima Mãe de Deus, desde os primeiros anos de vida. E ele foi crescendo em sabedoria e graça, servindo ao altar de Deus como acólito. 

Neste dia da trezena, rezemos por todos os que foram batizados, para que nunca reneguem a sua fé e tenham a graça de serem sempre alegres testemunhas do Cristo vivo e ressuscitado.

Oração do dia: 

Ó Deus, Pai bondoso, nós vos agradecemos de todo coração pelo dom precioso do santo Batismo. Com ele nos tornamos vossos filhos e nos destes a graça de renascer com Jesus para uma vida nova e santa. Conservai sempre em nós a luz da fé. Fazei crescer em nós a vossa graça, para que sejamos sempre fiéis às promessas batismais e vivamos na santidade de verdadeiros filhos de Deus.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavra de Deus:

Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-5

Eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis, quando chamou vocês. Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor.

Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá. Há um só corpo e um só Espírito, e uma só esperança para a qual Deus chamou vocês. 

Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. E há somente um Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e está em todos.”

Preces da comunidade:

Dai-nos a graça de assumirmos os compromissos do Batismo com convicção e amor.


- Por todas as comunidades cristãs espalhadas pelo mundo inteiro, para que, animadas pelo Espírito de Cristo que receberam no Batismo, reconheçam sua missão de anunciar aos pobres a libertação, a justiça, a dignidade de filhos de Deus, rezemos.

- Por todos os que foram batizados na infância, para que assumam com alegria, o significado de seu batismo como dom do amor de Deus, que deles exige uma resposta livre e pessoal, rezemos.

- Pelos pais que batizarão seus filhos neste ano, para que estejam conscientes da responsabilidade que assumem, e, com o auxílio de Deus e o testemunho da comunidade, façam seus filhos crescerem numa vivência firme da fé, rezemos. 

- Por todos nós que fomos batizados, para que, pela nossa vida, tenhamos a graça de revelar a presença do Cristo vivo a todos as pessoas, e, pelo nosso testemunho de amor, sejamos sinais do bom Pai do Céu, que ama a todos como filhos e filhas, muito queridos, rezemos.


Oferecimento do dia:

Recebei, ó Pai, com bondade, a oferenda que hoje vos fazemos, agradecendo pela grande graça que recebemos no Batismo de sermos vossos filhos muito amados e podermos dizer que Cristo é o nosso irmão. Confirmai-nos pela força do Espírito Santo, para que sejamos sempre filhos fiéis da vossa santa Igreja. 

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavras de Santo Antônio:

“Os judeus pegaram pedras para apedrejar a Jesus. Os falsos cristãos, que mentem ao Senhor, violando o pacto feito no Batismo, apedrejam todos os dias, com as duras pedras de seus pecados, o seu Pai e o Senhor Jesus, do qual tiraram o nome de cristãos.” 

Invocação:

Santo Antônio, imitador dos apóstolos, rogai por nós.

Oração final:

Senhor, neste dia em que refletimos com Santo Antônio sobre a graça que recebemos no santo Batismo de sermos verdadeiros filhos de Deus, nós vos pedimos, dai-nos a felicidade de revelar pelo nosso amor a presença do Cristo para todos os irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bom propósito:

Como seguidores de Jesus, queremos nos esforçar para nunca ofender a outros cristãos que não são católicos e de rezar para que os que crêem em Cristo trabalhem para a unidade dos que professam a fé em Jesus, de modo que aconteça o que Mestre pediu: “Pai, que todos sejam Um, como Tu pai e Eu somos Um, para que o mundo creia”.