PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sábado, 3 de junho de 2017

4º dia da Trezena em honra a Santo Antônio


Santo Antônio, ensina-nos a amar mais a Bíblia

A sólida formação que o jovem Fernando recebeu em Coimbra junto aos frades agostinianos, proporcionou-lhe a graça de poder receber a ordenação sacerdotal. Como padre, ele adquire uma grande familiaridade com a Sagrada Escritura. A inteligência e a facilidade que tinha para decorar textos dão a ele a capacidade de adquirir um conhecimento extraordinário da Bíblia Sagrada. 

Irá ser um grande pregador da palavra de Deus. A Igreja vai lhe confiar a difícil tarefa de pregar contra os erros dos hereges albigenses. A Ordem Franciscana vai fazer dele o primeiro grande professor de Teologia e ele virá a ser chamado de “Arca do Testamento”. Sua língua está conservada até os nossos dias, para perpetuar o grande anunciador da Palavra de Deus que ele foi. Vamos aprender com Santo Antônio a amar a Bíblia: ler, meditar, viver e proclamar a Palavra Sagrada.

Oração do dia:

Senhor, Vós derramastes sobre Santo Antônio o dom da sabedoria e da interpretação esclarecida da vossa Palavra. Dai-nos a graça de ler a Bíblia com sabedoria e piedade e capacidade de anunciar com coragem a Boa Nova do Cristo como ele a anunciou. Dai-nos também a graça de amar, compreender e viver a vossa Palavra divina como o grande doutor evangélico Santo Antônio a viveu.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavra de Deus:

2ª Carta de São Paulo a Timóteo 4,1-5

Na presença de Deus e de Jesus Cristo, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. Arranjarão para si mesmos uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. Mas você, seja moderado em todas as situações.
Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus. 

Evangelho de São Lucas 8,11-15

O que esta parábola quer nos dizer é o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém, o demônio chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. 

As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a palavra e a recebem com muita alegria. Elas não tem raízes, e, por isto, crêem somente por algum tempo; pois, quando chega a tentação, abandonam tudo. 

As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a palavra. Porém, as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida atormentam e sufocam essas pessoas. Por isto, os frutos que elas produzem nunca amadurecem. Finalmente, as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a palavra no seu coração bom e obediente, e, porque são fiéis, produzem frutos. 

Preces:

  • Senhor, dai-nos mais fome do pão da palavra de Deus.
  • Para que o Senhor nos ilumine na leitura da Bíblia e que tenhamos mais fome do pão da Palavra de Deus, rezemos. 
  • Para que, à semelhança de Santo Antônio, saibamos meditar a vossa Palavra e transformá-la em vida em nosso coração, rezemos.
  • Pela santa Igreja, para que todos os seus filhos vivam na fidelidade ao santo evangelho, leiam sempre mais a bíblia sagrada e dêem testemunho de Cristo vivendo uma vida santa, rezemos.
  • Que os pais, catequistas, líderes de grupos de reflexão e coordenadores de movimentos e associações religiosas se esforcem para que a leitura da Bíblia Sagrada aconteça em todos os momentos de encontro, para que a Palavra de Deus seja a luz que ilumina sempre mais o caminho de todos, rezemos.

Oferecimento do dia:

Senhor, que não quereis a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Fazei que a leitura das Sagradas Escrituras torne os fiéis sempre firmes na fé, transforme suas vidas e os torne também pregadores generosos da vossa Palavra Sagrada.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavras de Santo Antônio:

“Traz nos braços o Cristo quem abraça a Palavra de Deus não só com a boca, mas também com as obras de caridade.”

“Assim como o homem exterior vive do pão material, assim o interior vive do pão celeste, que é a Palavra de Deus. A palavra de Deus é o Filho, Sabedoria que procedeu da boca do Altíssimo.”

Invocação:

Santo Antônio, trombeta do Evangelho, rogai por nós.

Oração Final: 

Senhor, nós vos invocamos por intercessão de Santo Antônio, doutor evangélico e mensageiro da tua verdade. Dai-nos a graça de amarmos cada vez mais a Bíblia Sagrada. Queremos escutar de coração a vossa voz e anunciar a todos a vossa palavra sagrada. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bom propósito:

Quero me habituar a ler diariamente a Bíblia. Se tiver chance, procurarei participar de grupos de reflexão. Quero me convencer sempre mais que Deus tem um recado de amor para mim a cada dia.