PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 7 de junho de 2017

8º dia da Trezena de Santo Antônio


Santo Antônio, leva-nos à conversão

Santo Antônio é conhecido como um santo muito querido, meigo, bondoso. E de fato era. Mas nas suas pregações era um orador inflamado, corajoso no combate às heresias e às injustiças. Pregava duramente contra a decadência moral do clero e das autoridades eclesiásticas. O santo de Lisboa e de Pádua chamava todas as classes sociais ao arrependimento, à conversão e ao convite à santidade de vida.

Oração do dia:

Ó Senhor, acolhe com bondade os vossos filhos que se reconhecem pecadores. Fazei que, livres de toda culpa, pelo ministério de vossa Igreja, rendam graças pelo vosso amor misericordioso. Isto nós vos pedimos por intercessão de Santo Antônio, ministro da reconciliação e testemunha do vosso imenso amor.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavra de Deus

1ª Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 5,12-18

Irmãos, pedimos que vocês respeitem aqueles que trabalham entre vocês, isto é, aqueles que foram escolhidos pelo Senhor para guiá-los e ensiná-los. Tratem estas pessoas com o maior respeito e amor, por causa do trabalho que fazem. E vivam em paz uns com os outros. Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, dêem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé  e tenham paciência com todos. Procurem em todas as  ocasiões fazer o bem aos outros, e também aos que não são irmãos na fé.
Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus.

Evangelho de São Lucas 19,1-10

Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.” Zaqueu desceu depressa e o recebeu em casa com muita alegria.

Todos os que viram isso começaram a resmungar: “Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!” Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: “Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.”
Então Jesus disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.”

Preces: Dai-nos, Senhor, a graça da sincera conversão.

1. Santo Antônio, que, assim como João Batista, fostes o grande pregador que chamavas a todos à conversão, dai a nós que nos confessamos pecadores, a graça do arrependimento sincero, de uma reconciliação com os irmãos, e de um propósito de uma vida mais santa. Rezemos.

2. Santo Antônio, que pelas pregações levavas os fiéis à contrição e à conversão, atendendo pessoas por horas seguidas no confessionário, fazei que os sacerdotes sejam zelosos apóstolos  do perdão no sacramento da Penitência e que os fiéis busquem na Confissão a graça de ter paz de consciência. Rezemos

3. ”Resolvi confessar tudo a ti e tu perdoaste todos os meus pecados. Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga”. Rezemos.

4. Por todas as pessoas que têm dificuldade de perdoar e carregam mágoas pela vida afora, para que o Senhor toque seus corações para o arrependimento e sintam como é bom perdoar e sentir-se perdoado por Deus. Rezemos.

Oferecimento do dia:

Ó Deus, aceitai nossa gratidão pelo perdão e pela paz que recebemos de vossas mãos nesta celebração. Ó Senhor, que não quereis a morte do pecador, mas sim que ele se converta e busque sempre a salvação. Dai-nos sincero arrependimento de nossos pecados e concedei-nos a graça de permanecermos firmes no caminho que leva até Vós, nosso sumo e único Bem. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavras de Santo Antônio:

“Confesso-me a um homem, não como a um homem, mas como a Deus.” (1Qr5). “O sacramento da penitência é chamado de ‘Casa de Deus’, porque os pecadores se reconciliam com Deus, como o filho pródigo se reconcilia com o pai, que o acolhe novamente em casa. É também chamado de ‘porta do paraíso’, porque através da confissão o penitente é chamado a beijar os pés, as mãos e a face do Pai celeste”.

Invocação: Santo Antônio, Apóstolo dos Pecadores, rogai por nós.

Oração final:

“Ó Deus, nós que recebemos de Cristo o nome de cristãos, roguemos unânimes e de coração devoto, ao mesmo Jesus Cristo, filho de Deus, e continuamente lhe peçamos nos conceda chegar ao espírito contrito, ao deserto da confissão, a fim de merecermos receber o perdão da nossa iniquidade, para que, renovados e purificados, mereçamos desfrutar das alegrias da santa ressurreição.”

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bom propósito:

Quero, com a graça de Deus, superar todo receio de me aproximar do Sacramento da Penitência, fazer ao menos a minha confissão uma vez por ano. Se tiver uma mágoa contra qualquer pessoa, quero pedir a graça de perdoar de todo coração.